terça-feira, 28 de agosto de 2012

Seminário - 1° dia

No dia 28.8.12 começou a programação proposta pelo Seminário de Políticas Públicas Para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial do Brasil. O Seminário foi organizado e produzido pela equipe do INRC do Maracatu Nação, LAHOI, UFPE E CETAP, com incentivo da FUNDARPE e FUNCULTURA.

Credenciamento e entrega dos materiais produzidos
 (fotografia, áudio e vídeo) para os Maracatus Nação

O seminário teve como proposta orientar os Maracatuzeiros e Maracatuzeiras sobre as políticas para salvaguardar o Patrimônio Imaterial, que nesse caso são os grupos de Maracatu Nação de Pernambuco. A salvaguarda tem como objetivo contribuir para a preservação da diversidade ética e cultural e também para disseminar todas as informações sobre o bem a todos os segmentos da sociedade.

Mesa de Abertura e Mesa com os primeiros palestrantes do dia.
Alguns pontos discutidos durante a manhã foram:

·  Como funciona o processo de registro e construção das políticas para salvaguardar o Patrimônio Imaterial, como foco o fortalecimento, reconhecimento e valorização da referência cultural
·   Apresentação do INRC – apresentação de instrumento escolhido, metodologia de pesquisa, identificação dos bens, levantamento preliminar de arquivos relacionados ao bem, registro audiovisual.
·   Registro de salvaguarda, livros de registro com os bens identificados, pedido e analise preliminar, instrução técnica do processo, avaliação final e ações decorrentes. Sustentabilidade e continuidade das características dorsais que identificam uma manifestação cultural e a diferencia de ouras. Quais o retorno dessa patrimonialização e a importância da participação dos detentores dos bens culturais no processo de salvaguarda. Relação entre instituições e manifestações culturais? Quais as ações do IPHAN enquanto instituição mediadora? O que é educação patrimonial? 

- Isabel Guillen (Departamento de história UFPE e Coordenadora do INRC dos Maracatus Nação)
- Eduardo Sarmento (FUNDARPE)
- Diana Dianovsky (Coordenação de Identificação de Registro - IPHAN)
- Desiree Ramos (Coordenação Geral de Salvaguarda - IPHAN)
Mais informações: Planos de Salvaguarda e Edital do PNPI (clicar no nome para se direcionado ao site)

Durante a tarde a palestra foi sobre Políticas de salvaguarda dos bens patrimonilizados: refletindo sobre experiências.

Mônica Sacramento (Pontão de Cultura do Jongo)
Rosildo do Rosário (Coordenador do Pontão de Cultura do Samba de Roda)
Délcio Bernardo (Pontão de Cultura do Jongo)

Alguns pontos abordados:


·  Processo de valorização e reconhecimento das práticas culturais dos grupos
·  Jongo – forma de expressão que integra percussão de tambores, canto e dança. Característico da região sudeste do país, era praticado pelos trabalhadores escravizados e de origem bantu, nas lavouras de café e de cana-de-açucar, como forma de lazer e resistência a dominação colonial (fala da Mônica)
·  Foram eles e seus descendentes que, em suas comunidades, mantiveram e transmitiram as novas gerações os saberes, práticas e valores contidos nesta manifestação
·  Após o registro como patrimônio imaterial: o que fazer, o que vai mudar.
·  Registro chama atenção para a necessidade de políticas publicas que promovam a equidade econômica articulada com a pluralidade cultural, políticas que garantam a qualidade de vida e a cidadania. E condições de autodeterminação para que as comunidades jongueiras mantenham vivo o jongo nas suas mais variadas formas e expressões
·  O que vai ser salvaguardado – o bem ou as pessoas que detêm o bem
·  Histórias da griô
·  Conferência nacional de cultura
·  Troca de conhecimento: escola – sabedores do bem
·  Mais informações: Pontaoojongo.uff.br  pontaojongo@gmail.com


Lydiane, Jailma, Beatriz e Ivaldo - Pesquisadores do INRC dos Maracatus Nação

Mesa composta pela coordenadora e pesquisadores do inventário

Por fim, na última mesa, foram levantadas algumas considerações feitas pelos pesquisadores sobre o inventário e sobre o bem que está sendo inventariado. Uma das principais discussões foram sobre as sedes dos maracatus, estrutura e condições e sobre o mercado cultural para os grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário